Páginas

Últimos posts

quarta-feira, 9 de março de 2011

Novo driver para placa Bluew-2310U (Fabricante 3dsp)

O Fabricante do dispositivo Bluew-2310U, a 3DSP disponibilizou os fontes do dispositivo no endereço:  ftp://3dsp_lpkt_usb:m4rt9s@3dsp.com.cn/Open%20Source%20Code/Sectional%20Open%20source%20code/BlueW-2310U_3.0.5_101015.tar.gz, quem sabe se não corrigiu os diversos Bug existentes do software deste adaptador.

6 comentários:

Sergio Nascente Filho. disse...

Olá amigo, utilizei seu tutorial para utilizar a wifi do meu ultimate black no ubuntu 10, realmente muito bom, está funcionando 100%.

Tenho uma duvida, você ja abriu o ultimate black pra trocar a placa wireless, pode me dizer se o gravador de DVD é sata ou IDE? Preciso comprar um novo para trocar pois o meu não funciona mais.

[]'s
Sergio Nascente Filho

erionb disse...

Sérgio,
Provavelmente o seu gravador é SATA, mas para conferir existem duas maneiras, uma durante o boot pressione a tecla F2 no notebook, veja as configurações dos dispositivos, no primeiro menu, não lembro se é em advanced, algo parecido com Sata Port 2 - Slin type - DVD DS8A35 - (PS) (este é o do meu note), não sei se é o seu caso, pode ser dispositivo diferente. A outra maneira é com um comando:
$sudo dmesg | grep -i dvd
[ 1.360247] ata2.00: ATAPI: Slimtype DVD A DS8A3S, HP51, max UDMA/100
[ 1.426593] scsi 1:0:0:0: CD-ROM Slimtype DVD A DS8A3S HP51 PQ: 0 ANSI: 5
[ 1.439076] sr0: scsi3-mmc drive: 24x/8x writer dvd-ram cd/rw xa/form2 cdda pop-up

ou


ls -la /dev/dvdrw
lrwxrwxrwx 1 root root 3 2011-03-14 09:37 /dev/dvdrw -> sr0

Observe que o retorno do comando apareceu sr0 == sata

Aconselho você tirar o DVDrom, não precisa desmontar o note, são dois parafusos que travam ele, é só desparafusá-los e remover o dispositivo de dvd puxando-o, pois geralmente os dispositivos dos notes são de padrões diferentes, não tenho certeza se os drivers de DVDroms são padrões, então remova-o e leve em uma loja de venda de peças para notebook.

Observação:
sdX = SATA
hdX = PATA/IDE

Sergio Nascente Filho. disse...

Olá Eriton, eu de novo, verifiquei e é sata mesmo.
Você sabe me dizer se qualquer gravador de dvd sata é compatível com o ultimate black?

[]'s
Sergio Nascente Filho.

erionb disse...

Estive em uma assistência técnica de notebooks hoje pela manhã, e segundo informações, os drivers de DVDrom Rw tem um padrão de fábrica (tamanho, Layout, encaixe), isto é, serve em qualquer notebook. os DVD roms IDE são os mais antigos e não são fabricados mais, e atualmente todos os notebooks tem suporte ao DVD rom sata.
Tanto os DVD roms, quanto os HD Sata no notebook, não são conectados por cabos, talvez esta seja a sua dúvida quando questionou se são SATA ou PATA (IDE), eles simplesmente são encaixados e para descobrir isto da forma mais rápida, é através dos comandos passados anteriormente pelo linux, ou pelo BIOS (Sistema Básico de Entrada/Saída) do notebook.
Uma sugestão, geralmente quem vende peça para notebook, no caso em questão é o DVD rom, provavelmente trocará para você, pois é muito simples substituí-lo, como disse são apenas dois parafusos que seguram o DVD-rom.

cleiton disse...

Bom dia!

Gostaria de saber o seguinte; comprei uma placa mini pci-e da intel modelo: wn3945abg, gostaria de saber se o precedimento é o mesmo do relatado em trocando dispositivo wireless 3DSP, microboard

erionb disse...

Boa Tarde Cleito..
O Procedimento é o mesmo, a no seu caso deve-se conectar o cabo "Main" no conector de numero "1" e o "Aux" de número "2"

Postar um comentário

2sleep