Páginas

Últimos posts

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

LiveCD do GNUTeca 2.3 (Distro - Ubuntu 9.04)

O Gnuteca é um sistema para automação de todos os processos de uma biblioteca, independente do tamanho de seu acervo ou da quantidade de usuários. O sistema foi criado de acordo com critérios definidos a validados por um grupo de bibliotecários e foi desenvolvido tendo como base de testes uma biblioteca real, a do Centro Universitário Univates, onde está em operação desde fevereiro de 2002.
O Gnuteca é um software livre, o que significa que o mesmo pode ser copiado, distribuído e modificado livremente.
O software é aderente a padrões conhecidos e utilizados por muitas bibliotecas, como o ISIS (Unesco) e o MARC21 (LOC - Library Of Congress).
Por ter sido desenvolvido dentro de um ambiente CDS/ISIS, o Gnuteca prevê a fácil migração de acervos deste tipo, além de vários outros.
O sistema pode ser utilizado tanto na gestão de pequenos acervos particulares, como para acervos de mais de 100 mil exemplares. Por ser um software livre, e utilizar como base apenas outros softwares livres, não há limite prático no número de estações de atendimento, ilhas para consulta ou acesso através da Internet. http://www.solis.org.br/index.php/projetos/gnuteca.




O gnuteca foi desenvolvido com o Miolo, Framework  escrito em PHP utilizando apenas conceitos de Programa Orientado a Objetos (POO), que oferece uma grande gama de funções para otimizar e agilizar o processo de criação de sistemas.



Depois de Muinta pesquisa e quebrar a cabeça para instalar o Gnuteca, encontrei um cd remasterizado através do programa remastersys, ótimo programa desenvolvido para linux de customização de CD e DVD das distribuições Ubuntu e Debian. O CD customizado contém o GNUteca 2.3 , configurado e  em perfeito  funcionamento. A imagem do CD foi disponibilizada num forum do GNUteca.


Para baixar as partes, utilize o probrama Jdownloader: http://jdownloader.org/download/index .Ele é um gerenciador de downloads baixar arquivos de sites de hospedagem de uma maneira automática, sem intervenção do usuário - mesmo que ele não tenha uma conta paga (Premium). Ao adicionar diversos links de um site de hospedagem (Rapidshare, que é o nosso caso), o programa enfileira todos em uma lista e aguarda o tempo necessário para começar um novo download, até o último link, sem precisar digitar nenhum código de confirmação.


9 comentários:

Carla disse...

Oi, tudo bom? Sou do Núcleo de Tecnologia Educacional de Campinas e baixei o cd mas não consigo achar onde eu acesso o gnuteca, no sistema não vem nenhum ícone ou atalho e no firefox não tem nada... Nos menus do cd customizado tb não... Preciso instalar o sistema para que isso apareça? Qual o usuario do sistema? O manual que vem não fala como acesso o software...
Se puder ajudar agradeço imensamente..
Obrigada

erionb disse...

Carla Bom dia, desculpe por ter respondido agora estava um pouco ocupado.

Preciso saber alguns detalhes:
1 - Você tem intimidade com o Sistema Operacional linux, especificamente a distribuição Ubuntu?

2 - Você usou ele como liveCD?

Se usou, é preciso as vezes iniciar o Apache e/ou o banco de dados postgres;

2 - Você tentou acessar pelo Browser ( navegador ), firefox, IE, etc., e qual mensagem de erro apareceu? ;

3 - Se deu erro poste a mensagem que retornou no seu Browser;

Observação:
Além do Browser existe um módulo em php-gtk, que deve ser criado um ícone na área de trabalho para que ele facilite a execução dele.
Vou criar um tutorial de como executar o LiveCD, instalá-lo, e tudo mais, que irá facilitar para qualquer usuário...
Abraços

erionb disse...

Em tempo:
No campo do endereço do Browser você digita http:// digite o seguinte comando:
localhost

ou

127.0.0.1

ou

o IP da sua máquina

ai vai aparecer os menus.

Carla disse...

Oi Eriton :) Obrigada pela ajuda... Acessei o gnuteca usando o localhost mas não faço idéia de qual seja o login e a senha que vem pré-instalada na versão do cd... Tentei a que eu usei para fazer a instalação e não funcionou. Você poderia me dizer qual é? E vc teria por acaso algum manual que eu conseguisse fazer a configuração do sistema, cadastrar materiais e usuaŕios, essas coisas? Eu tenho uma familiaridade com linux, uso já faz tempo, já usei de Kurumin a Debian, adoro instalar e testar versões diferentes de Linux... No momento uso o ubuntu em casa (10.10) e no trabalho o linux educacional que é baseado no kubuntu 8.04.
Estou fazendo os testes para usar em escolas aqui da rede municipal da minha cidade. Provavelmente iria instalar num ubuntu mesmo, então a versão customizada com o gnuteca pré-instalado foi uma mão na roda, só falta eu me entender com a dita cuja :)
Abraços e obrigada novamente pela ajuda.

erionb disse...

Olá Carla,
Boa Tarde....

O Usuário padrão e Senha do Gnuteca:

usuário: gnuteca
senha : gnuteca

Existe um manual de catalogação que ensina a cadastrar no GnuTeca Materiais de uma Biblioteca (http://thiagoribeiro.files.wordpress.com/2007/07/guiacatalogacaognuteca.pdf), ele é curto, mas é suficiente para se ter uma idéia de como começar o cadastro inicial, pois não existe nenhum outro manual que passe informações como este manual, e foi elaborado pelo Tiago Trigueiro. A empresa que desenvolveu o Sistema não está preocupada em passar estas informações, porque ele visa lucro, mesmo fazendo o sistema de graça, e quem é detentor destas informações não está preocupado em ajudar outras pessoas, então há uma certa dificuldade em iniciar e até desistência de algumas pessoas na implantação do GNUTeca, mas com perseverança consegue-se o objetivo. São necessários alguns cadastros iniciais para que o sistema possa funcionar em sua plenitude, como Dados da Biblioteca, como nome, etc, usuário, grupo em que pertence, permissões de grupos, isso tem que ser observado iniciamente, senão você não conseguirá seu intento.
Quando você instalar em uma máquina que servirá como servidor, você deverá fazer configurações no apache para que outras máquinas possam acessar e cadastrar nesse servidor, como exemplo o ip do servidor web. Deve-se também fazer configurações no php.ini (http://www.solis.org.br/forum-inicio/gnuteca/332-gnuteca-v18-erro-na-catalogacao).

Você pode instalar a versão 3.2 deb empacotado pela Solis no seu ubuntu 10.10 (http://www.softwarepublico.gov.br/ver-comunidade?community_id=30724784), mas lembre-se que no seu computador, devem estar instalados o Apache e o PHP.
Manual de Instalação: https://codigolivre.org.br/frs/download.php/6448/Manual_de_Instalacao-ubuntu-3.2.pdf

Existe outro manual com 38 páginas de utilização do sistema: http://saltador.uspnet.usp.br/pub/gnuteca/manual/usermanual1.3/manual_gnuteca.pdf

Carla disse...

Oi Eriton tudo bom?
Então... Eu já tentei login e senha gnuteca e ele diz que não é. Qual pode ser? Tem como trocar isso? Acessei por localhost... Baixei o manual, obrigada :) Agora só preciso conseguir me logar no sistema... Esquisito não entrar o login padrão né?
Bom, se puder me ajudar agradeço demais, desculpe ficar te alugando ainda mais...
Abraços

erionb disse...

Boa Tarde Carla

Você não está conseguindo logar no gnuteca porque o postgres, que é o banco de dados do gnuteca, em seu arquivo de configuração "postgresql.conf" está habilitado "ssl" (segurança e autenticação). Você pode desabilitá-la ou criar um certificado e copiar para o diretório do banco de dados postgres.
Para desabilitar o ssl do Banco de dados postgres faça o seguinte:
Como neste sistema foi removido o gnome-terminal, então abra uma nova instância pressionando as teclas ctrl + alt +F3, logue com o usuário e senha e depois digite:

$sudo vim /etc/postgresql/8.3/main/postgresql.conf
+
pressione enter

Observação: Eu estou usando o vim, mas use o editor de sua preferência ( vi, nano).

1 - com o arquivo postgresql.conf aberto pelo vim localize a linha ssl=true pressionando a tecla "barra": "/" , logo depois dela: ssl
e pressione enter;

2- Para editar o arquivo de configurações do banco, pressione a tecla "ESC" e depois a tecla "i";
3 - na linha onde está: ssl = true, coloque antes do "ssl" uma cerquilha ou jogo da velha;

deverá ficar assim:

#ssl=true

4 - Para salvar o arquivo de configuração do banco de dados, pressione a tecla "ESC" novamente, e depois as teclas na sequência: ":", "w","q",

da seguinte forma:
:wq

e pressione enter.

5 - para iniciar o banco de dados:

$ sudo /etc/init.d/postgresql-8.3 start
$ exit

Para voltar para o modo gráfico:
ctrl+alt+F7

Pronto, é só abrir o navegador e digitar localhost na barra de endereço, clicar em login e digitar o usuário e senha.

Anônimo disse...

oi galera, como sou totalmente ateu com relação ao linux eu gostaria de saber se: para baixar esse driver eu tenho que ter o linux instalado? depois de respondida essa duvida eu creio que consiguirei ir em frente com as dicas já postadas.
Obrigadu.

erionb disse...

Na realidade os links disponibilizados não são drivers, e sim um Live CD do linux, que funciona sem a necessidade de instalação no PC ou Note, a diferença é que você não vai poder cadastrar pois não está instalado no computador por executar somente no modo de leitura e execução. Para isso é necessário instalá-lo para funcionar como um servidor

Postar um comentário

2sleep