Páginas

Últimos posts

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Refurbished: que bicho é este?

Achei interessante o Post do Rodrigo em seu blog e então resolvi compartilhar com os leitores a respeito deste termo:

"Não se sinta um alienígena caso nunca tenha ouvido a palavra inglesa refurbished. Ela significa “recondicionado”, “lustrado”, e na informática, é usada para designar um tipo bastante específico de produtos.
Os chamados equipamentos refurbished são peças que, devolvidas em virtude de algum problema detectado pelo comprador, são recolocadas à venda após o problema ser corrigido ou maquiado pelo fabricante. A definição do Guia do Hardware é mais completa, logo, a reproduzo abaixo:
Muitos fabricantes oferecem garantias zero hour, onde ao invés de consertar o defeito, simplesmente trocam os aparelhos. É um bom diferencial, pois ao invés de esperar semanas ou até meses, o consumidor sai da assistência com um aparelho novo. O fabricante então repara os aparelhos defeituosos e os vende como aparelhos de segunda linha, os refurbished. Este termo pode ser traduzido para “lustrado”, enfatizando que o aparelho simplesmente foi consertado (algumas vezes a caixa externa também é trocada para dar uma aparência de novo), ou seja, ganhou um polimento e cristalização, mas continua sendo um carro usado. Estes aparelhos são vendidos com desconto, de 10 a 50% dependendo do produto e fabricante e geralmente também possuem garantia, embora menor que a dos produtos novos.
É interessante notar que, embora poucos atentem para este detalhe, os refurbisheds chegam a ser bastante comuns no mercado. Aliás, a maior parte dos produtos proveniente de contrabando é deste tipo. Algumas empresas discriminam os equipamentos do gênero aplicando uma marca “REF” próximo ao número de série; outras, associam a condição do mesmo ao número de série, acessível apenas através de uma consulta no site; e há ainda aquelas que não discriminam nada.
A principal vantagem do produto refurbished é, logicamente, o preço. A diferença pode chegar a ser gritante: já vi notebooks cujos preços do “primeira classe” e do refurbished tinham uma diferença de quase R$ 1.500,00! A desvantagem, óbvia também, é o fato de você ter um produto de segunda linha, um quase-usado. Outra, talvez até pior que esta primeira, é a garantia bem restrita em comparação aos produtos normais.
Há uma discussão bastante acirrada acerca do risco e das vantagens que tais produtos representam. No único caso em que tive contato com refurbisheds, o notebook do Leitaum (um HP Compaq), ele funciona muito bem, e lá se vai quase um ano desde que o mesmo foi comprado. Eu, particularmente, não arriscaria. E você? (Rodrigo ghedin)
http://www.rodrigoghedin.com.br/blog/refurbished-que-bicho-e-este


Gostou deste POST então faça a recomendação clicando no botão +1 do Google, logo após Postado por: Eriton Benevides.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2sleep